No dia 17 de setembro de 2024, a Escola Estadual Pilar Maturana, em Curitiba, foi palco de mais uma edição do projeto “Despertando Sonhos”, uma iniciativa do Instituto Renato Muzzolon, com patrocínio do sistema Confea/Crea/Mútua. O evento reuniu cerca de 100 estudantes para explorar as áreas de engenharia, agronomia e geociências, oferecendo uma experiência única e inspiradora.
Objetivo do Evento: Inspirar e Conectar os Alunos ao Futuro
Renato Muzzolon Júnior, presidente do Instituto, abriu o evento destacando que o objetivo central era proporcionar aos jovens uma compreensão mais profunda das profissões ligadas à engenharia, agronomia e geociências. “Este projeto foi criado em homenagem ao meu pai, um dos pioneiros nessas áreas no Brasil. Sonho em ver muitos de vocês, que estão aqui hoje, formados e trabalhando juntos em projetos que vão desenvolver nosso país”, afirmou Muzzolon Júnior, emocionando o público.
O evento trouxe uma programação rica, com palestras, atividades práticas e demonstrações tecnológicas, que despertaram nos alunos o interesse por essas áreas profissionais essenciais ao desenvolvimento da sociedade. O projeto não apenas compartilhou conhecimentos técnicos, mas também proporcionou uma visão clara sobre como essas profissões impactam o dia a dia.
A Importância da Educação Técnica
Paula Marielle Meneguzo, professora de geografia e coordenadora dos cursos técnicos da escola, destacou a relevância desse tipo de iniciativa. “É fundamental que os alunos tenham contato direto com profissionais dessas áreas e conheçam as ferramentas e tecnologias usadas no cotidiano das profissões. Só assim eles podem visualizar de forma prática como é o trabalho, as responsabilidades e as oportunidades que a engenharia e as geociências oferecem”, comentou Paula.
Atividades Práticas e Tecnológicas
Além das palestras, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com equipamentos de alta tecnologia usados por profissionais das áreas. A engenheira civil Maria Gabriela Ferreira discutiu as diferentes áreas da engenharia e destacou a importância da geotecnia e geologia, explicando como essas especialidades são essenciais para a construção e o desenvolvimento de infraestruturas. Em outro momento, um engenheiro ambiental apresentou um drone de alta precisão, e os estudantes puderam pilotá-lo, vivenciando de perto uma parte prática da profissão.
Outro destaque foi a participação de um engenheiro agrimensor, que demonstrou o uso de equipamentos de medição como o teodolito, mostrando a importância de um trabalho técnico preciso no campo da engenharia civil e agronomia. Os alunos ficaram entusiasmados com a possibilidade de ver de perto e manusear os instrumentos usados no mercado de trabalho.
Impacto do Projeto e Expectativas Futuras
O projeto “Despertando Sonhos” vem sendo realizado em várias escolas de Curitiba, e a expectativa é que, até o final do ano, ele alcance ainda mais jovens. Com o apoio de profissionais renomados e a parceria do sistema Confea/Crea/Mútua, o evento tem inspirado estudantes a seguir carreiras nas áreas técnicas, ajudando-os a fazer escolhas informadas sobre o futuro.
Para Renato Muzzolon Júnior, a essência do projeto vai além de apenas oferecer conhecimento. “Queremos que esses jovens vejam possibilidades, que se sintam capazes de ingressar em cursos de engenharia e geociências, e que, no futuro, sejam profissionais que farão a diferença no desenvolvimento do Brasil”, concluiu.
Um Marco na Formação dos Estudantes
O evento na Escola Estadual Pilar Maturana foi um sucesso e deixou marcas positivas nos estudantes e professores envolvidos. Ao apresentar de forma prática e acessível as diversas oportunidades nas áreas de engenharia e geociências, o projeto “Despertando Sonhos” se consolidou como uma iniciativa essencial para ampliar os horizontes profissionais dos jovens.
Com a promessa de continuar em outras escolas, o “Despertando Sonhos” caminha para ser um divisor de águas na educação técnica de Curitiba, moldando o futuro de muitos jovens para que possam, um dia, contribuir significativamente para o desenvolvimento do país.