Curitiba, 9 de agosto de 2024 – O projeto “Despertando Sonhos”, promovido pelo Instituto Renato Muzzolon, realizou mais uma edição de sucesso no Colégio Natália Reginato. Com o patrocínio do sistema Confea/Crea/Mútua, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as profissões de engenharia, agronomia e geociências.
Interação e Aprendizado Prático
O evento começou às 10h40 e contou com uma palestra inicial que destacou a importância e o impacto das profissões de engenharia no cotidiano. A Engenheira Civil Maria Gabriela Ferreira discutiu as diversas áreas da engenharia, como geotecnia e geologia, além de abordar as possibilidades de trabalho e formas de ingresso na graduação. O Engenheiro Ambiental Ian Ribeiro apresentou equipamentos profissionais, incluindo uma demonstração de voo com um drone, onde os estudantes puderam guiar o equipamento.
Nesta edição na escola no Cajuru, os alunos também tiveram a oportunidade de assistir palestras com o geólogo Rafael Riker e o advogado e estudante de agronomia Thaliton Martins Moraes.
Declarações Inspiradoras
Adriana Maia, coordenadora pedagógica do Colégio Natália Reginato, expressou sua satisfação com o evento: “Na sexta-feira, dia 9 de agosto, recebemos em nosso colégio o Projeto Despertando Sonhos. Foi um momento muito especial para nossos alunos, e num feedback com as turmas, pode-se observar o interesse de muitos alunos pelas diferentes áreas da engenharia. Foi um momento de grande reflexão para eles e a interação e postura dos palestrantes veio de encontro às dúvidas que muitos tinham. Como coordenadora, quero agradecer a oportunidade por permitirem esse momento com as turmas de 3ºs e 4º anos. Parabéns ao trabalho! Parabéns ao Instituto Renato Muzzolon pela iniciativa. Serão sempre bem-vindos à nossa instituição de ensino.”
Maria Fernanda, aluna do curso técnico em administração, compartilhou sua experiência: “Eu gostei muito, achei muito interessante porque eu quero fazer engenharia civil, então é uma expectativa que eu tenho sobre o meu futuro. Foi muito interessante para eu ter mais conhecimento sobre isso, pode ter motivado ainda mais esse meu interesse.”
Impacto Positivo e Foco no Futuro
Essas profissões não só garantem uma vida digna e próspera, mas também ajudam a cuidar do nosso planeta, transformando-o com responsabilidade e sustentabilidade. Acreditamos nesses jovens como o futuro do nosso país, e é gratificante ver o entusiasmo e o interesse despertados pelo projeto.
Próximos Passos
Com mais escolas programadas para receber o projeto até o final do ano, a expectativa é que o “Despertando Sonhos” continue a inspirar e orientar muitos outros jovens em Curitiba, ajudando-os a fazer escolhas informadas sobre seu futuro profissional.
O Instituto Renato Muzzolon agradece ao Colégio Natália Reginato pela acolhida e a todos os profissionais envolvidos por contribuírem para o sucesso desta edição.