Nos dias 15, 22 e 29 de maio, a equipe do Instituto Renato Muzzolon realizou rodas de conversa sobre as profissões da Engenharia com adolescentes da Fundação Vida para Todos – ABAI, em Mandirituba -PR. A ação faz parte do Projeto Despertando Sonhos, que tem como objetivo apresentar as profissões que envolvem o universo das Engenharias, Tecnologias, Saúde, Artes Visuais, Ciências Sociais e Administração nas escolas públicas e em ONG’s que atendem adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Para realizarmos esse projeto, contamos com apoio de profissionais voluntários das diversas áreas, incluindo das Engenharias, para falar sobre a profissão e o mercado de trabalho.
No dia 15 de maio, cerca de 35 adolescentes receberam informações sobre os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Florestal. Os profissionais destacaram a importância dessas profissões, falaram um pouco sobre o mercado de trabalho, desafios e oportunidades, e tiraram as dúvidas dos adolescentes. O encontro foi conduzido pelos profissionais: Eng° Ambiental Ian Ribeiro, Eng° de Segurança do Trabalho Maurício Oliveira e Eng° Florestal Valmir Campolino.
Já no dia 22 de maio, os adolescentes receberam informações e tiraram dúvidas sobre os cursos Técnico em Mecânica, Engenharia Mecânica, Técnico em Edificações, Engenharia Civil, Engenharia de Automação e Engenharia Elétrica. A roda de conversa foi conduzida pelos profissionais: engenheiro eletricista Zanderlei Justus Júnior, engenheiro de automação Guilherme Rufino, técnica em edificações e estudante de engenharia civil Maria Gabriela Ferreira e o técnico em mecânica e estudante de engenharia mecânica Reinaldo Dias.
Por fim, no dia 29 de maio, realizamos o último encontro da primeira ação do Projeto Despertando Sonhos. Nesse último encontro, os adolescentes receberam informações e tiraram dúvidas sobre os cursos de Agronomia, Geologia e Engenharia de Alimentos. A roda de conversa sobre as profissões foi conduzida pelos profissionais: geólogos Rafael Riker e Renato Muzzolon, engenheira de alimentos Patrícia Zambon e o estudante de Agronomia Tháliton Morais.
Abaixo, confira os depoimentos de alguns profissionais que participaram do projeto.
“A iniciativa do Instituto Muzzolon junto à ABAI foi muito construtiva. Foi uma ação muito agradável e de acolhimento também. Conseguimos apresentar aos jovens um pouco da nossa profissão, mostrando possibilidades de atuação, não só em um nicho específico, mas frente a realidade do campo. Realizar essa aproximação e levar informação a eles foi recompensador. Pensar que podemos servir de referência, poder esclarecer nossas atribuições e quem sabe direcionar um futuro colega de profissão nos traz uma satisfação muito grande”.
Mauricio Oliveira, engenheiro ambiental e de segurança do trabalho
“Uma roda de conversa sobre profissões pode ser o gatilho para um jovem sem muita pretensão buscar se profissionalizar, sonhar com o progresso e extrapolar aquele campo de visão diário, muitas vezes limitado a sua realidade. O projeto permite esse intercâmbio, dos jovens conhecerem não só os profissionais e a profissão, mas as pessoas por trás disso, que assim como eles, passando muitas vezes por dificuldades e superando suas limitações, hoje são bem sucedidas dentro de sua área de atuação. Para mim e para todos os demais colegas que participaram dessa edição da feira de profissões voltadas pras engenharias, sem dúvida foi um enorme privilégio. Do pouco que a gente se disponibiliza pra ações coletivas, muito se ganha num sentido humano, cultural e social”.
Luiza Scarpim, engenheira ambiental
Agradecemos aos profissionais voluntários por compartilhar um pouco de suas profissões com os adolescentes do município de Mandirituba e a ABAI por receber o nosso projeto de braços abertos.